Foi um desafio cada vez.
Diretor Shin Won Ho é o cérebro por trás da icônica série K-Drama Responder e lista de reprodução do hospital. Quando o elenco de Responder 1997 reunidos após dez anos e ator Lee Si Eon pediu Resposta 2002 para continuar a série, o diretor explicou por que isso seria extremamente difícil.
Para a parcela de 2002, Shin Won Ho observou que seria o mais difícil de realizar porque os eventos do Copa do Mundo desempenhou um papel significativo. Ele disse, “Essa é a parte mais difícil por causa da questão dos direitos autorais da ‘Copa do Mundo’.”
Shin Won Ho enfrentou uma situação semelhante com o olimpiadas ao filmar Resposta 1988. Ele teve que pedir permissão diretamente ao comitê para usar a filmagem e pagar uma taxa pelos anos em que foi usada. Eventualmente, o olimpiadas cenas foram cortadas do show por causa da taxa.
Em ‘Reply 1988’, havia as Olimpíadas de Seul, então tive que ligar para o COI (Comitê Olímpico Internacional) na Suíça para resolver a questão dos direitos autorais. Não consegui resolver isso permanentemente, então tivemos que pagar uma taxa de um a dois anos.
Não estendemos o contrato, então, quando reabrimos o show, tivemos que esconder todas as partes relacionadas às Olimpíadas.
— Shin Won Ho
Shin Won Ho revelou que esse não era o único problema de direitos autorais que atrapalhava a série. Como a série está cheia de momentos icônicos de retrocesso, ele admitiu: “Sim, existem tantos problemas de direitos autorais com músicas, filmes, etc.”
Além da dificuldade de lidar com todas as questões de direitos autorais, Shin Won Ho explicou: “Custa muito dinheiro para obter esses direitos autorais.”
Enquanto os espectadores gostavam de relembrar o passado com aquelas cenas, músicas e referências memoráveis, o diretor mostrou como foi difícil tornar isso possível.