Neto do ex-ditador sul-coreano revela supostos crimes familiares, internautas se preocupam com sua segurança


Chun Woo Wonneto do ex-presidente sul-coreano Chun Doo Hwan, causou recentemente um rebuliço na Coreia do Sul com sua aparente denúncia sobre sua própria família. Ele alegou que seus familiares vivem de dinheiro ilícito, cometeram crimes e que seu avô era um “matador”.

Chun Woo Ganhou | @JesusChrist0123/YouTube

Acho que meu avô era matador. Ele não é um herói que defendeu seu país, mas apenas um criminoso.

—Chun Woo Won

Chun Doo Hwan é lembrado na história da Coreia do Sul como um ditador militar com mão de ferro que comandou um governo autoritário de 1980 a 1988. Durante a Revolta Democrática de Gwangju em maio de 1980, a junta militar de Chun reprimiu brutalmente os cidadãos que protestavam contra seu regime. Os registros oficiais dizem que cerca de 144 civis morreram e 127 ficaram feridos durante esses protestos. Mas esses números são altamente contestados. Com base em relatos de fontes da imprensa estrangeira e críticos do governo Chun Doo Hwan, argumentou-se que o número real de mortos estava na faixa de 1.000 a 2.000.

Chun Doo Hwan

Mas os crimes de Chun não se limitaram à opressão política. Em 1997, a Suprema Corte o considerou culpado de traição, suborno e outros crimes e condenou-o à morte. Posteriormente, foi comutado para prisão perpétua e, finalmente, um perdão presidencial o libertou da prisão. Após sua libertação, Chun foi condenado a perder [KRW] 220 bilhões para acumular caixa dois, mas o ex-ditador se recusou a pagar o valor, argumentando que ele tinha apenas [KRW] 290,00 [/krw] deixado em seu nome. Ele morreu em novembro de 2021 aos 90 anos e, desde outubro passado, os promotores estaduais conseguiram coletar apenas [KRW]127,9 bilhões [/krw]que responde por 58% do total perdido.

Mas as recentes revelações de Chun Woo Won trouxeram nova atenção para o caso, pois se opõe diretamente à alegação de pobreza de Chun Doo Hwan. O neto de 27 anos do ex-ditador começou a postar em 15 de março, alegando que toda a sua família vivia uma vida luxuosa graças aos enormes fundos de seu avô. Ele também disse que esses fundos secretos ainda podem ser encontrados na casa em Yeonhui-dong, em Seul, onde a viúva de Chun Doo Hwan, Lee Soon Ja, mora atualmente.

Eu poderia ir para a escola nos Estados Unidos, pois recebia milhões de won de uma fonte desconhecida todos os anos… Pelo menos 1 bilhão de won foi usado para minha educação. Isso não teria sido dinheiro limpo.

—Chun Woo Won, Yonhap Agência de Notícias

Ele mencionou que seus tios provavelmente receberam quantias ainda maiores de dinheiro. Chun Woo Won postou alguns videoclipes, fazendo algumas afirmações prejudiciais sobre seu pai e sua avó diretamente. Em um vídeo, ele revelou que seu pai estava fabricando documentos legais para ocultar seus crimes na Coréia e alegando ser um pregador cristão para obter a cidadania americana. Ele também disse que o terceiro filho do ex-presidente atualmente dirige uma vinícola em Napa Valley. “Só quem tem dinheiro astronômico pode entrar no ramo da vinícola. Eu posso sentir o cheiro de dinheiro escuro aqui,” Woo Won reivindicou.

Chun Woo Won postou uma foto dele com Chun Doo Hwan.

Ele também postou um vídeo de uma velha jogando golfe em casa, que mais tarde revelou ser sua avó Lee Joon Ja. Chun Jae Young, o pai de Woo Won, rejeitou todas as suas reivindicações, dizendo que seu filho não estava bem e era sua culpa não poder cuidar melhor dele. No entanto, Woo Won carregou registros de seu tratamento médico mostrando que ele estava apto para trabalhar, antecipando que sua família provavelmente alegaria que ele estava mentalmente incapacitado. Ele mencionou que estava trabalhando no departamento de consultoria estratégica da EY em Nova York.

Captura de tela de um vídeo de Lee Joon Ja jogando golf no Instagram de Chun Woo Won

Chun Woo Won também afirmou que tentou tirar a própria vida para escapar de seus “pecados e dor”. Ele divulgou os nomes e perfis de mídia social de alguns de seus conhecidos, a quem acusou de uso de drogas e crimes sexuais. Dois dos acusados ​​são dois oficiais da Força Aérea. Após as alegações de Chun, o Ministério da Defesa Nacional disse que está analisando se as acusações precisam ser investigadas.

Na quinta-feira, 16 de março, Chun foi ao ar no YouTube às 16h, alegando “revelar tudo” sobre sua família. Durante a transmissão, ele se desculpou pelos crimes dele e de sua família e anunciou que doaria metade de seu dinheiro ao público, fazendo uma doação de $ 52.265 USD para a UNICEF em tempo real. Além disso, ele confessou usar LSD e maconha e disse que seria o primeiro a ser preso, pois também é um dos criminosos.

Após essa declaração, ele parecia começar a usar drogas na transmissão ao vivo e apresentava sinais de alucinação. Ele começou a implorar por sua vida quando a polícia, os bombeiros e uma ambulância apareceram na frente de seu apartamento. A transmissão ao vivo durou mais uma hora antes que as autoridades entrassem na casa e Chun fosse escoltado em uma maca. A ambulância o levou a um hospital e o vídeo foi removido do YouTube por violar as regras da plataforma. A polícia de Nova York negou qualquer comentário sobre a condição atual de Chun.

A polícia e os bombeiros em frente ao apartamento de Chun Woo-won na quinta-feira | Coreia do JoonAng Daily

A denúncia de Chun Woo Won fez bastante barulho nos fóruns online coreanos, onde o público demonstrou preocupação com a segurança do jovem.

| theqoo

  • “Uau, ele é uma pessoa muito religiosa… Estou torcendo por ele e espero que esteja bem.”
  • “Estou preocupado se ele está seguro com esse governo maluco por perto.”
  • “Deve ter sido difícil…”
  • “Os repórteres vão cobrir isso? Não temos repórteres, só temos lixo”.
  • “Imagine se todos ao seu redor são anormais e você é o único normal. Isso deve doer… Ele é incrível.”

| theqoo

  • “Estou torcendo por você!”
  • “Este deve ser o momento em que a sociedade e a mídia encobrem isso. ㅠㅠEu rezo por sua segurança.”
  • “Uau.”
  • “Esta é a verdadeira função da religião. Estou torcendo por você.”





Source link

Leave a Comment